Os seres heterotróficos são aqueles seres que não produzem matéria orgânica logo para sobreviverem necessitam de outros seres como por exemplo os seres autotróficos capazes de produzir matéria orgânica.
Os seres heterotróficos dividem-se em:
Os seres pluricelulares dividem-se ainda em micro consumidores (decompõem a matéria orgânica no exterior do seu organismo e absorvem as substâncias de que necessitam para sobreviver) e os macroconsumidores (que ingerem substâncias orgânicas fabricadas).
Membrana Plasmática
É algo que faz parte de todas as células e garante a obtenção de matéria para a célula-
A membrana delimita a célula, garante a manutenção do meio intracelular da célula e separa-o do meio extracelular, e controla a entrada e a saída de substâncias .
Modelo do Mosaico Fluido é um dos modos de explicação da membrana que foi desenvolvido por Singer e Nicholson em 1972
A membrana é constituída por Proteínas (25%), Lípidos (bicamada fosfolípidica, pode conter colesterol - 40%), e glúcidos (10%).
Os lípidos da membrana são constituídos principalmente por fosfolípidos e colesterol e em animais dá estrutura.
Colesterol: Confere rigidez á membrana, como é insolúvel na água diminui a permeabilidade da membrana e é uma molécula que faz parte do grupo dos esteroides.
As proteínas da membrana podem ser intrinsecas ou integradas, quando se encontram profundamente ligadas à bicamada, e podem ser extrinsecas ou periféricas quando se encontram, pouco ligadas à parte mais externa de ambas as camadas dos fosfolípidos. Se a proteína Intrínseca atravessar toda a membrana designa-se por transmembranar.
As proteínas Intrínsecas são moléculas anfipaticas, ou seja têm uma parte hidrofílica (parte externa da camada) e outra hidrofóbica (parte interna da camada).
A sua função pode ser tanto como estrutural como pode intervir no transporte de substancias.
Os glúcidos da membrana são receptores de informação de certas substâncias e localizam-se na parte externa da membrana.
Glicoproteínas: Formam-se a partir da ligação entre glucidos e proteínas.
Glicolipidos: Formam-se a parir da ligação entre glucidos e lipidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário