terça-feira, 11 de junho de 2013

Transporte de matéria nos animais

Para sobreviverem os animais de receber oxigénio e nutrientes do meio externo e libertar o CO2 e outros produtos resultantes da atividade do metabolismo do ser vivo.


Sem sistema de transporte

Nos animais mais simples não existe um sistema de transporte especializado, dado que são apenas constituidos por duas camadas de células estando assim em contacto direto com o meio ambiente e as trocas dão-se por difusão simples. Nos animais mais complexos, torna-se mais eficaz a existencia de orgãos especializados no transporte de substâncias, formando um sistema de transporte.


Celentrados
Platelmites
Nematelmintes
Exemplo
hidra
Ténia
Lombriga


Existem dois tipos de sistemas, o aberto e o fechado. O sistema aberto é quando os fluidos circulatórios saem dos vasos sanguíneos e banham as células, o sistema fechado o sangue circula sempre dentro dos vasos.

Sistema aberto ou lacunar

Não há distinção entre o sangue e a linfa, pois o sangue abandona os vasos e passa para espaço que se denominam LACUNAS, misturando-se com a linfa e daqui flui para as células. Os biólogos chama a este fluido circulatório HEMOLINFA.

A hemolinfa que circula nos vasos é bombeada por um coração tubular até chegar aos tecidos, aqui a hemolinfa abandona os vasos e vai para as lacunas (cavidades que no seu conjunto formam o HEMOCÉLIO). A hemolinfa contata diretamente com as células e fornece-lhes o que elas precisam e retira-lhes os produtos de excreção. A hemolinfa volta aos vasos e regressa ao coração pelos  ostíolos (digamos que correspondem às nossas aurículas), estes fecham, o coração contrai e a hemolinfa é impulsionada, de novo, para os vasos.

Sistema fechado

O líquido que circula nos vasos sanguíneos é o sangue e o que circunda os tecidos é a linfa. O sangue circula em vasos de diferentes calibres desde os maiores que são as artérias e veias, depois arteríolas e vénulas, até aos de menor calibre, os capilares que são constituídos por apenas uma camada de células e que envolvem, praticamente todas as células.  As trocas realizam-se entre o capilar e a linfa intersticial (o sangue fornece o oxigénio e nutrientes e recebe os produtos excretados da atividade celular).

Este tipo de sistemas é muito mais eficaz que o aberto, pois a velocidade da troca entre substâncias é mais rápida no fechado que no aberto. Os animais com sistema aberto, têm por esta razão movimentos lentos e taxas metabólicas baixas (exceção para os insetos em qua os gases são transportados diretamente às células, permitindo que estes animais tenham taxas metabólicas elevadas).



1 comentário:

  1. Não tem reflexões!
    Não tem local onde tirastes os esquemas e imagens. Quando colocas um filme tens de referir o que irás mostrar e a assunto.
    É suposto ires atualizando o portefólio e não fazê-lo num só dia por período.
    Entregue fora de prazo e está incompleto.
    Mas ainda assim, tentaste!!!! Para o ano será melhor!

    ResponderEliminar