Digestão: É o conjunto de processos que leva á simplificação de macromuleculas em micromuleculas por reações de hidrólise catalisadas pelas enzimas.
Absorção: É a passagem de nutrientes simples através das membranas celulares, de forma a poderem ser utilizadas no metabolismo celular.
Digestão Intracelular:
O sistema membranar ocupa a maior parte do voluma da célula, o sistema é constituído por organitos que comunicam entre si que são o retículo endoplasmático, o complexo de golgi e a membrana nuclear.
Retículo Endoplasmático:
Localiza-se entre a membrana nuclear e a membrana celular, é constituido por membranas que delimitam as vesículas e tubulos.
Se os tubulos forem revestidos por ribossomas chama-se reticulo endoplasmático Rugoso (onde ocorre grande parte da síntese de proteínas) e se não tiver ribossomas chama-se reticulo endoplasmático liso (onde ocorre a sítese de fosfolípidos, modificação de moléculas que entram na célula e formação de novas membranas).
Complexo de golgi
É o nome que se dá ao conjunto de todos os dictiossomas (corpos do complexo) de uma célula. Os dictiossomas são as cisternas achatadas em forma de disco (normalmente em número de 4 a 7 discos) e rodeadas por vesículas.
Possuem uma face convexa virada para o RE e uma parte concava. A convexa é a fase de formação, onde os dictiossomas recebem as proteínas vindas do RE e a parte convexa é a fase de maturação, onde as vesículas vão sendo substituídas por novas vesículas vindas da parte convexa e esta dará origem a vesículas de secreção.
As proteínas que vão passando do RE para o C.G. vão sofrendo transformações, como por exemplo: enzimas ficam ativas
Lisossomas
Lisossomas são vesículas delimitadas por uma membrana e que contém enzimas. Forma-se na fase de maturação do complexo de Golgi. Podem unir-se a outras vesículas endocíticas (no citoplasma), e originam um VACÚOLO DIGESTIVO.
Os lisossomas intervém nas digestões das substâncias que foram endocitadas (fagocitose e pinocitose) -HETEROFAGIA e também participam na digestão de organelos que necessitam de ser renovados, formando um vacúolo autofágico - AUTOFAGIA.
Digestão Extracelular
Nos seres heterotróficos a digestão em grande parte dos exemplos é extracelular isto é a digestão ocorre fora da célula.
Os sistemas digestivos podem ser incompletos (hidra e planária), ou seja têm apenas uma abertura por onde entram os alimentos é o mesmo local por onde sai o que não foi digerido) e podem ser completos, têm duas aberturas (uma é a boca e outra é o ânus).
A Hidra tem boca circundada por tentáculos e está ligada a uma cavidade em forma de saco (cavidade gastrovascular - funções digestivas e absorção dos nutrientes para as células) onde ocorre a digestão extracelular. Os produtos gerados na digestão extracelular são absorvidos por todas as células onde ocorre a digestão intracelular. Os produtos excretados pelas células passam para a cavidade através da exocitose e são libertado do corpo através da contração do corpo.
Planária:
Tem uma boca, e logo a seguir possui uma faringe musculosa que que se pode progetar para o exterior e captar o alimento mostrando assim já alguma diferenciação. A cavidade gastrovascular é ramificada, aumentando assim a área de digestão e absorção. A digestão termina então nas celulas.
Os seres que possuem sistemas digestivos completos têm vantagem dado que o percurso dos alimentos ocorre num só sentido aumentando a eficiência da digestão e absorção; A digestão pode ocorrer em vários órgãos especializados para a digestão específica de determinados nutrientes; A absorção ao dar-se num tubo é mais eficiente e os produtos de excreção são expulsos por um outro orifício (o ânus). - O que é o caso da minhoca.
Vertebrados
Apresentam dois orgãos anexos (fígado e pâncreas) que segregam substâncias que são lançadas no intestino, a bílis e as enzimas do pâncreas , que serão mais tarde misturadas com os alimentos durante o processo de digestão.
Sem comentários:
Enviar um comentário