Transporte no xilema
Os iões e a água vão chegar ao xilema e constituir a seiva xilémica que é constituída por cerca de 99% de água e de iões dissolvidos.
Hipótese da Pressão Radicular
-A contínua acumulação dos sais na raiz permite a entrada de água por osmose.
-As forças osmóticas geram uma pressão radicular que pode explicar a subida da água no xilema.
-O efeito da pressão radicular pode ser observada pela exsudação. Quando a pressão radicular é muito elevada a água sai através da gutação.
Mas apesar disto os valores da pressão radicular não seriam suficiente para levar a seiva bruta até ao topo de muitas árvores.
Hipótese da tensão-coesão-adesão
Esta teoria explica a subida da seiva bruta desde a raiz ás folhas com base na relação entre a absorção radicular e a transpiração estomática.
-Há perda de água por transpiração. Com esta perda gera-se um défice de água e origina uma força de sucção, fraca força de tensão que se transmite no xilema e desde até ás células da raiz, fazendo com que haja absorção de água por este órgão.
-As moléculas de água, unem-se por pontes de hidrogénio, á custa da polaridade da molécula, e devido a forças de coesão e as moléculas mantêm-se unidas entre si, o que vai facilitar a subida de água em coluna.
-As moléculas de água forman ligações com as paredes dos vasos xilémicos por forças de adesão e facilitam a ascenção da coluna de água.
-A água sobe e forma uma coluna contínua.
Sem comentários:
Enviar um comentário