Crosta continental:
Constitui cerca de 36 % da crosta terrestre em que 29% estão debaixo de água (Plataforma continental e Talude continental).Tem espessura entre os 20 e 70 km. Nas zonas interiores estão localizados os Cratões( zonas tectonicamente estáveis) e no seu núcleo encontram-se rochas magmáticas e metamórficas muito antigas e este núcleo corresponde a raízes de montanhas erodidas envolvido em rochas sedimentares e sedimentos.
Nas margens da crosta continental estão localizadas grandes cadeias de montanhas que são chamadas de cinturas orogénicas e resultam do choque de placas litosféricas.
Plataforma continental: Tem uma grande extensão e pouca inclinação, varia entre os 150 e os 200m e é onde vivem grande parte das espécies marinhas.
Talude continental: Tem muita inclinação, varia entre os 2500 a 6000m e faz a ligação á crosta oceânica.
Crosta Oceânica: É constituída pelas fossas oceânicas, planície abissal e dorsais médio-oceânicas.
Fossas oceânicas: São locais indo á destruição de crosta, tem limites convergentes e podem atingir quase os 12km de profundidade.
Planícies abissais: São zonas planas que têm uma profundidade que varia entre os 2500 e os 6000km.
Dorsais médio-oceânicas: São compostas por grandes cadeias de montanhas de lava basaltica que dividem a meio as planícies abissais e podem atingir os 3000m de altura e 1000km de largura.
Sem comentários:
Enviar um comentário