domingo, 15 de dezembro de 2013

Crescimento e regeneração dos tecidos / diferenciação celular

A regeneração permite substituir partes que se gastam, que se podem perder ou que fiam danificadas.

Regeneração fisiológica- regeneração de partes do corpo que se gastam continuamente ou que são constantemente substituídas .

Regeneração por substituição- regeneração de partes do corpo por acidentes.

A mitose assegura que a partir de uma célula sejam formadas duas células geneticamente iguais entre si e á célula-mãe.

O ovo é a 1ª célula do ser vivo pluricelular que irá por sucessivas mitoses e citocineses originar células-filhas que por sua vez poderão originar células diferenciadas e só á media que se repetem novos ciclos celulares, as células iniciam o processo de diferenciação até se tornarem células especializadas.

O ovo chama-se célula totipotente porque pode originar qualquer tipo de células.

Porque é que ocorre a diferenciação?

Alguns genes são ativados e outros são bloqueados, depndendo da função que a célula irá executar.

Mas a célula diferenciada tem DNA diferente de outra célula com função diferente?

As células têm exatamente o mesmo DNA, no entanto só cerca de 5 a 10%, num determinado momento, do seu DNA ativo, no entanto a célula, em determinadas circunstâncias pode perder a sua especialização, transformando-se numa célula indiferenciada

Regulação da expressão dos genes

No DNA da célula existem genes que controlam os outros genes necessários á especificidade dessa célula.

1- Transcrição dos genes - As células diferenciadas contém proteínas específicas que determinam quais os genes a serem expressos, chamadas de fatores de transcrição e as células transcrevem apenas alguns dos genes.

2- Processamento do mRNA - durante este processamento o mRNA imaturo contém exões e intrões, e ao passar para o mRNA maturo, os intrões são retirados e os exões são ligados entre si (um mesmo mRNA imaturo, pode originar diferentes mRNA maturo.

3- Tradução- na Tradução o tempo de duração do mRNA é uma forma de controlar a produção de proteínas e a utilização de inibidores também.

Pós -tradução - após a tradução ainda pode haver controle na expressão dos genes procedendo-se à remoção de partes da proteína, retirando polipeptídeos e transformando-a numa proteína ativa, exemplo do que acontece com a insulina que só quando é removida uma parte da sua cadeia polipeptídica é que ela se torna ativa e funcionará como uma hormona.

Agentes ambientais que afetam a expressão dos genes

O controlo da expressão dos genes é também influenciado por elementos do ambiente que ativam a expressividade de alguns genes em detrimentos de outros alterando o tipo de célula e a sua função.


















Sem comentários:

Enviar um comentário