Segundo a teoria celular a célula é a unidade básica da vida e que tem como uma das funções assegurar a continuidade da vida dado que que se dividem e originam novas células.
A unidade básica do cromossoma é uma longa cadeia de DNA que está ligada a uma proteína que lhe dá estrutura e que regula a atividade genética (histona). O ADN associado á histona chama-se cromatídeo.
Os cromossomas podem se apresentar distendidos (invisíveis a microscópio) ou muito condensados podendo assim serem vistos.
Divisão Celular
Ciclo celular: É a vida da celula onde ela nasce, cresce e depois morre.
O cico celular é constituido por 2 fases- a interfase e a fase mitotica.
A interfase constitui serca de 90% da vida da celula e divide-se em G1 seguido da fase S e depois é a G2. Nesta fase a celula cresce e ocorre um periodo de elevada atividade metabolica da celula.
Fase mitotica
A célula é capaz de dividir o seu material genético.
A divisão ocorre em 4 fases: profase, metafáse, anafáse e telofáse.
Profase:
-Dá-se a fragmentação da membrana nuclear.
- Desintegração do nucleolo.
-Dá-se a migração dos pares de centríolos para os polos.
-Há formação do fuso de divisão e do áster.
Os cromossomas que antes estavam desordenados unem-se ao fuso pelos centrómeros e deslocam-se para a região equatorial da célula.
Metafáse:
Há formação da placa equatorial onde os cromossomas estão dispostos na posição equatorial da celula, assim possibilitando a distribuição equitativa de informação genética.
Anafáse:
Ocorre a divisão longitudinal do centrómero e os cromossomas-filhos migram para os polos da celula, orientados pelas fibras do fuso.
Telofáse:
-As fibras do fuso desaparecem.
-Ocorre a organização da membrana nuclear e do nucléolo.
-Os cromossomas descondensam-se.
-Formam-se duas células idênticas á original.
Diferenças entre as mitoses de células vegetais e animais:
-na célula vegetal não há presença de centríolos e o fuso acromático forma-se devido a fibrilhas do citoesqueleto , enquanto que na célula animal há e formam o fuso acromático;
-A citocinese ocorre na na célula vegetal por formação de uma septo de natureza celulósica , nestas células as vesículas derivadas do complexo de golgi, alinham-se na zona equatorial e fundem-se e formam uma zona plana. As membranas das vesículas irão originar a membrana citoplasmática da nova célula e o conteúdo da vesícula irá ser o percursor da parede celular. Na célula animal a citocinese forma-se pela contração de um anel contráctil feito de microfilamentos proteicos criando um sulco de clivagem e originando o estrangulamento do citoplasma.
- A mitose ocorre na generalidade dos tecidos animais, exceto nas hemácias e fibras musculares que perdem a capacidade de se dividir quando atingem a maturidade. E nos vegetais apenas em zonas específicas que se designam por meristemas.
Regulação da divisão celular
O ritmo da divisão celular vai depender do tipo de célula.
Têm de existir mecanismos de regulação que controlem e assegurem a divisão celular.
Quem é responsável pela regulação do ciclo celular são complexos proteicos que verificam se a replicação do DNA foi completa e correta e também verificam se existem nutrientes suficientes para o desenvolvimento da célula.
No inicio de G1, a célula faz uma espécie de avaliação e se algo correr mal, se as moléculas de DNA, a célula não se divide podendo ficar numa espécie de estádio latente,G0, ou destruir-se no caso das moléculas de DNA não se apresentarem na forma adequada, é a APOPTOSE.
Em G2, a célula verifica se a a replicação do DNA está correta e completa, se estiver avança a mitose, se não estiver pode dar-se a APOPTOSE. As causas que poderão influenciar erros na replicação do DNA são por exemplo os radiações solares ou raios x.
Na mitose principalmente na metafáse se a repartição dos cromossomas nas células-filhas não estiverem distribuidos equitativamente ou não estarem corretamente ligados ao fuso acromático.
Quando os mecanismos de controlo falham pode-se originar mutações e criar tumores ou criar evoluções nas especies.
Sem comentários:
Enviar um comentário