FIXISMO e EVOLUCIONISMO- os seres vivos atuais mantiveram as mesmas caraterísticas desde que apareceram, são imutáveis - fixismo, e os seres vivos modificaram-se ao longo do tempo - evolucionismo.
Foi precisamente esta ideia que as espécies permanecem imutáveis que os antigos naturistas e grandes filósofos (Platão e Aristóteles), grandes influenciadores do pensamento da cultura ocidental durante muitos séculos, defenderam.
No mundo perfeito, um mundo de ideias, real e eterno em que todos os seres vivos estavam adaptados de forma ideal ao meio ambiente, sem lugar para mudanças (FIXISMO) . No mundo imperfeito, era um mundo ilusório, percepcionado pelos nossos sentidos.
GERAÇÃO ESPONTÂNEA
Acreditava que os seres vivos eram criados a partir da matéria inanimada e que por um princípio ativo (uma espécie de força), se transformava em matéria viva - GERAÇÃO ESPONTÂNEA ou ABIOGÉNESE
CRIACIONISMO
Os seres vivos foram criados por ação divina e as imperfeições são explicadas pela imperfeição e corrupção do mundo.
CATATROFISMO
Teoria do Catatrofismo- diz que determinados fenómenos catastróficos teriam provocado a morte dos seres vivos dos locais afetados e haveria de haver um novo povoamento de seres vindo de locais próximos das zonas afetadas.
Evolucionismo:
Concluiu que :
-As leis naturais são constantes no espaço e no tempo;
-os acontecimentos do passado devem ser explicados a partir da observação dos atuais, uma vez que as causas desses acontecimentos são as mesmas na atualidade;
-a maioria das alterações geológicas são lentas e graduais.
Sem comentários:
Enviar um comentário