sábado, 24 de novembro de 2012

Rochas sedimentares:


As rochas sedimentares formam-se á superfície devido há interação dos subsistemas da Terra (biosfera, hidrosfera e atmosfera).
Resultam da alteração e desgaste de rochas pré-existentes e formam-se a pressão e temperatura baixas.

Como é que se forma uma rocha sedimentar?

Meteorização: é a alteração e desgaste físico e químico de uma rocha.
Depois os materiais que se soltaram da rocha vão sofrer transporte (Erosão).
Dá-se a sedimentação quando o transporte acaba e os materiais provenientes da meteorização sedimentam ou quando as aguas estão saturadas de minerais “arrancados” das rochas e estes precipitam.
(Depreções são locais propícios á sedimentação)


Os materiais sedimentados nas bacias de sedimentação dos estratos inferiores estão sujeitos a pressões geradas pela deposição de novas camadas e vão sofrer compactação e cimentação formando uma rocha sedimentar .
As rochas sedimentares depositam-se em estratos (de forma horizontal) ou em camadas e a cada estrato ou camada corresponde um período de sedimentação.


Os fosseis são utilizados como instrumentos de datação de rochas e contribuem para a caracterização de ambientes geológicos antigos permitindo conhecer a evolução da terra.
As rochas sedimentares podem ser detríticas, quimiogénicas ou de origem química e biogénicas ou de origem biológica.


As rochas metamórficas:

As rochas metamórficas formam-se em resultado da adaptação de rochas preexistentes a condições de pressão e temperatura superiores ás que existem no seu ambiente de origem sem ocorra a fusão do material.
O metamorfismo é a formação de novos minerais como consequência da reorganização dos átomos  originais e os átomos passam a estar distribuídos por novas estruturas cristalinas, estáveis no ambiente metamórfico.
Em consequência da ação da preção muitas rochas metamórficas apresentam foliação que resulta do alinhamento dos minerais .


As rochas metamórficas podem ser do tipo:

Regional: Vão sedimentar novas camadas de materiais na bacia de sedimentação e as camadas inferiores vão sofrer um aumento da pressão e temperatura e de seguida os materiais vão sofres foliação.

Contacto: resulta da instalação de uma câmara magmática onde as rochas circundantes vão sofrer um aumento de pressão e de temperatura que vai coze-las formando as rochas corneanas.

Impacto: Formam-se pelo impacto de meteoritos.


Rochas magmáticas:

As rochas magmáticas são formadas a partir do magma (mistura silicatada proveniente de mobilidade em estado pastoso) e tem na sua constituição gazes e está a altas temperaturas.
Tipos de rocha magmática:

Rochas magmáticas vulcânicas: se o magma atinge a superfície e aí arrefece;

Rochas magmáticas plutónicas: se o magma não atinge a superfície e arrefece em profundidade.


As rochas plutónicas tal como as metamórficas são criadas a profundidade mas afloram em muitos locais devido á ação da erosão e aos movimentos de origem tectónica.

A Terra e os seus subsistemas:

O planeta Terra pode ser visto como um subsistema em relação ao sistema solar ou pode ser visto como  um sistema em relação aos seus subsistemas: geosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera.

Os sistemas classificam-se com base na capacidade\incapacidade de trocarem materia e\ou energia com o que os rodeia.

Os sistemas podem ser  sistemas abertos (se trocarem matéria e energia), sistemas fechados (se só trocam energia), ou sistemas  isolados (se não efectuam qualquer troca).

Subsistemas Terrestres:

A geosfera corresponde à fração sólida que constitui a o planeta Terra mais parte liquida do seu interior.

A atmosfera é uma mistura gasosa que envolve a Terra, tem cerca de 700 Km de espessura, é estruturada em camadas com características diferentes e a sua composição permite a existência de vida.













A Hidrosfera é composta por todas as formas de água que se encontram à superfície ou perto dela incluindo aguas subterrâneas .

A Biosfera corresponde ao conjunto de todos os seres vivos (do mais simples ao mais complexo).

A interação entre os 4 subsistemas resulta do facto de eles contactarem entre si á superfície terrestre (onde se influenciam mutuamente).

O equilíbrio no sistema Terra é perturbado em consequência de alterações que afetam um dos subsistemas.







terça-feira, 20 de novembro de 2012

Teoria da Queda do Meteoro:

A queda de um meteoro no golfo do México provocou uma explosão de impacto com  uma potência maior que a  de todas as armas nucleares juntas., a própria explosão em si matou animais em milhares de quilómetros de distância e o impacto também causou um enorme Tsunami que varreu todas as áreas costeiras do planeta. 
Esta catástrofe causou ainda inúmeros terramotos e erupções vulcânicas que expliram lava (que desteruiu extensas áreas do planeta) e gases tóxicos.
Esses gases juntamente com a poeira levantada pelo impacto formaram uma espessa camada ao redor de todo o planeta que impediu a entrada de luz solar, talvez por alguns meses ou até anos e sem a luz as plantas nao podiam fazer a fotossintese e accabaram morrendo. Os dinossauros herbivoros, que nessecitavam de grandes quantidades de alimento morreram á fome e os carnívoros depressa os seguiram.

Teoria do vulcanismo:

Movimento de afastamento das placas continentais provocou um intenso processo de vulcanismo que lançou para a atmosfera uma espessa camada de poeira e enxofre que, além de bloquear a passagem de luz do Sol com o tempo provocou a queda das chuvas ácidas, destruindo as fontes de alimento dos dinossauros e levando-os à morte.