terça-feira, 1 de outubro de 2013




Resumo do Filme 
DNA - O Preço da Evolução

Neste Documentário encontra-se expresso explicitamente a colisão entre a pesquisa genética e a ética como se verá mais á frente.

Grande parte das mortes ocorridas todos os anos são provocadas por doenças genéticas como o cancro, a diabetes etc.

O DNA guia a nossa existência desde o nosso nascimento até á nossa morte.

A pesquisa genética pode ser utilizada para eliminar doenças e melhorar o desempenho do corpo humano mas existem pessoas que estão contra a genética pois acham que estão a intervir no trabalho de Deus. 

Código genético foi descodificado em 1953 por watson e kregg o que proporcionou um avanço na genética e por sua vez nas possibilidades de curar pessoas que sofrem de doenças genéticas.

Na fusão do óvulo com o esperma a 1ª célula tem um núcleo constituído por 46 cromossomas (23 da mãe e 23 do pai) e em cada cromossoma está localizado o nosso DNA. O código do DNA é feito de duas sequências nitrogenadas ajustadas, combinadas e entrelaçadas na estrutura da dupla élice, cada uma das 4 bases faz par com outra base sempre nos mesmos pares A com T e C com G que forma feixes de dezenas de milhares que são os genes.

Visto que cada ser herda 50% dos genes de cada um dos pais, os genes vão ser herdados de forma aleatória e por vezes são herdados genes defeituosos. A genética é capaz de verificar se uma pessoa sofre ou não de sertas doenças genéticas ou se as células têm cromossomas que sofreram mutações provenientes deste genes defeituosos herdados.

No futuro pensa-se ser possivel que cada pessoa possa ter o seu próprio código genético gravado num CD para puder ser lido, o problema é que as outras pessoas vão poder lê-la também e poderam usá-la e abusá-la.

No futuro será possivel retirar os genes defeituosos dos embriões e escolher o aspecto e inteligência  dos nossos filhos e também será possivel clonar pessoas.

Neste momento é possivel curar doenças através da terapia da fala de genes (pode ser fatal), esta terapia consiste em implantar genes no paciente mas ainda tem um grande progresso pela frente pois ainda não se sabe o que muitos genes fazem.